domingo, 1 de junho de 2008

ARTE XÁVEGA ANIMA PRAIA DA NAZARÉ

Arte Xávega anima praia da Nazaré em Maio e Junho
A Arte Xávega, um dos mais tradicionais tipos de pesca da Nazaré, regressa ao areal da praia nos próximos meses de Maio e Junho.
Esta iniciativa, promovida desde há vários anos pela Câmara Municipal da Nazaré com o apoio da Região de Turismo Leiria/Fátima e da Associação Comercial,Industrial e Serviços da Nazaré, tem como principal objectivo a animação do areal da praia da Nazaré e a divulgação da cultura marítima local, atravésda recriação desta ancestral arte de pesca.
Levada a cabo por uma das companhas ainda existentes na Nazaré conhecedoras das lides da xávega, e enquadrada pelo belo cenário natural da enseada e dopromontório da Nazaré, esta reconstituição transforma-se numa mostra dos rituais de um passado que se pretende preservar e dar a conhecer, não só aos visitantes,mas também às gerações mais novas.
Nesta recriação, e à semelhança do que acontecia quando a xávega era uma arte de pesca ainda em uso, os pescadores lançam as redes de manhã, a partir dassuas embarcações, em zonas específicas do mar, ao largo da costa, designadas por “lances” (conhecidos pelos pescadores a partir dos chamados enfiamentosdos sinais de terra e de mar).
À tarde, as redes são recolhidas, a partir de terra, por pescadores e peixeiras, naquele que é o momento mais emblemático da arte xávega. O peixe capturadoé, posteriormente, vendido numa improvisada lota de praia (em frente à Praça Sousa Oliveira), reconstituindo também os antigos processos de venda, nomeadamenteo “chui” – o sinal de compra do pescado.
A arte xávega caiu em desuso nas últimas décadas do século XX, devido a factores de ordem económica e social e, sobretudo, pelo avanço da tecnologia decaptura de pescado. Todavia, os esforços conjuntos da autarquia, entidades locais e pescadores têm tentado preservar e reavivar esta memória, numa iniciativaque decorre desde 1995.
A realização da arte xávega está condicionada às condições atmosféricas e de mar.

Sem comentários: